Setembro ODS: ODS 5
- Hermes Vissotto

- 5 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de set.

Garantir a igualdade de gênero não é apenas um compromisso moral, mas uma condição indispensável para o desenvolvimento sustentável. O ODS 5 lembra ao mundo que empoderar mulheres e meninas é abrir caminho para sociedades mais justas, inovadoras e prósperas. Onde há igualdade, há mais educação, mais saúde, mais segurança e mais oportunidades para todos.
No Setembro ODS, promovido pelo Governo de Roraima, através da SETRABES, o ODS 5 ganha voz e ação: é o convite para refletirmos e, principalmente, para agirmos. Em Roraima, mulheres são protagonistas de mudanças, liderando comunidades, empreendendo, educando e inspirando. Ao valorizar esse protagonismo, o Estado não apenas fortalece direitos, mas também planta as sementes de um futuro mais inclusivo e resiliente.
O Setembro ODS não é apenas uma campanha — é um movimento de esperança e transformação. É o chamado para que cada cidadão seja agente de mudança, derrubando barreiras históricas e construindo um presente onde o respeito e a equidade sejam a regra, e não a exceção.
Conheça as metas do ODS 5 acessando nosso hotsite em https://www.revistajs.com/setembroods .
As metas globais do ODS 5 destacam um conjunto menor de indicadores do que aqueles pactuados como mínimos pelos marcos internacionais específicos da luta pela igualdade de gênero. Ainda assim, o Brasil permanece com dificuldades de apuração da maior parte dos indicadores de acompanhamento das metas do ODS 5. Isto porque várias estatísticas ainda não são produzidas de forma adequada, em especial aquelas que dizem respeito à vitimização, à saúde sexual, à saúde reprodutiva e à propriedade da terra, imóveis e outros capitais. São temas sensíveis, que requerem pesquisas custosas e registros administrativos de ampla cobertura.

Fonte dos Indicadores Globais: IPEA

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:
Youtube
Site
Newsletter









Comentários