Setembro ODS: ODS 2
- Hermes Vissotto

- 2 de set.
- 2 min de leitura

O ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável é mais que um objetivo: é uma urgência moral e civilizatória.
Enquanto milhões ainda sofrem com a fome, este compromisso global nos recorda que nenhum ser humano deve ser privado do direito básico à alimentação.
O Setembro ODS, promovido pelo Governo de Roraima por meio da SETRABES, assume o protagonismo de despertar consciências e mobilizar ações em prol da segurança alimentar.
Valorizar a agricultura sustentável, apoiar os produtores locais e garantir o acesso justo à comida são passos fundamentais para que a fome seja apenas uma lembrança do passado.
Esta campanha é um chamado à responsabilidade coletiva: alimentar o presente é semear um futuro de dignidade, prosperidade e justiça social para todos.
Conheça as metas do ODS 2 acessando nosso hotsite em https://www.revistajs.com/setembroods .
Todos os aspectos abarcados pelo ODS 2 estão presentes no conceito de segurança alimentar e nutricional (SAN), consagrado na lei que institui o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, conforme consagrado na Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, revela-se a interação dos temas fome, SAN e agricultura sustentável, que se refletem em oito metas e quatorze indicadores do ODS 2. De forma geral, houve retrocesso em parte dos temas relacionados às oito metas. Nas metas relacionadas mais diretamente à SAN, houve retrocesso até 2022, com melhoria sendo observada nos índices de 2023. No entanto, nos indicadores de prevalência de atrasos no crescimento, baixo peso e sobrepeso em crianças com menos de 5 anos, observa-se piora em relação a 2016, embora deva-se ressaltar a ausência de dados mais recentes.

Fonte dos Indicadores Globais: IPEA

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:
Youtube
Site
Newsletter









Comentários