top of page

Setembro ODS: ODS 11

  • Foto do escritor: Hermes Vissotto
    Hermes Vissotto
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de set.

ree

O ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis nos lembra de que o futuro precisa ser construído sobre bases sólidas: planejamento urbano inclusivo, transporte acessível, habitação digna e preservação do patrimônio cultural e ambiental. É um chamado para que nossas cidades deixem de ser apenas espaços de concreto e se tornem lugares de pertencimento, oportunidade e qualidade de vida.


Em Roraima, esse compromisso ganha força através do Setembro ODS, uma mobilização liderada pelo Governo do Estado, por meio da SETRABES, que conecta gestores, sociedade civil e juventude em torno da Agenda 2030. Mais do que uma campanha, é um movimento de conscientização e ação, que coloca Roraima na vanguarda da sustentabilidade no Brasil.


Ao valorizar o ODS 11, o Setembro ODS reforça que cidades mais seguras, inclusivas e sustentáveis não são apenas uma meta distante, mas um projeto em construção agora. Cada ação — seja na gestão pública, na iniciativa privada ou na participação cidadã — contribui para transformar nossos espaços urbanos em territórios de esperança, dignidade e justiça social.


Conheça as metas do ODS 11 acessando nosso hotsite em https://www.revistajs.com/setembroods .


De modo geral, houve evolução positiva dos indicadores relacionados à habitação (meta 11.1); à mobilidade e ao transporte urbano (meta 11.2); e à proteção e à salvaguarda do patrimônio cultural e natural (meta 11.4). Entre as metas de implementação, houve evolução positiva do indicador 11.b.2 – Estratégias locais de redução de risco de desastres. Outros dois indicadores, apresentados de forma binária (com resposta “sim” para todos os quesitos), mostram que o Brasil já teria atingido as metas globais quanto à existência de políticas urbanas nacionais (meta 11.a) e à adoção de estratégias nacionais de redução de risco de desastres (meta 11.b). Por sua vez, o indicador que mede o desempenho relacionado ao impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos, compreendido na meta 11.6, não mostrou evolução no período. O quadro abaixo resume a evolução dos indicadores e das metas globais do ODS 11, observadas no período de 2016 a 2022.


ree

Fonte dos Indicadores Globais: IPEA



ree

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:

Instagram

 

Youtube   

 

Site  

 

Whatsapp

 

Newsletter

Comentários


bottom of page