Justiça Social: Mais do que um Discurso, uma Exigência Global por Dignidade.
- Hermes Vissotto

- há 43 minutos
- 2 min de leitura

Neste 20 de fevereiro, o mundo celebra o Dia Mundial da Justiça Social. A data é um chamado urgente à ação. Em um cenário global onde a desigualdade ainda é a "maior injustiça", como reforçado pela parceria entre o Governo do Brasil e a OIT, entender este conceito é o primeiro passo para construir um futuro sustentável.
O Dia Mundial da Justiça Social foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em novembro de 2007, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2009.
A criação da data surgiu da necessidade de consolidar os esforços da comunidade internacional na erradicação da pobreza, na promoção do pleno emprego e do trabalho decente, na igualdade de gênero e no acesso ao bem-estar social para todos. A ONU reconheceu que o desenvolvimento social e a justiça social são indispensáveis para a manutenção da paz e da segurança dentro e entre as nações.
3. Justiça Social e os ODS da ONU

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável está intrinsecamente ligada a esta data. Embora quase todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) toquem na justiça social, alguns são pilares centrais:
ODS 1 (Erradicação da Pobreza): Acabar com a pobreza em todas as suas formas é a base da justiça social.
ODS 5 (Igualdade de Gênero): Não há justiça se metade da população mundial enfrentar barreiras baseadas no gênero.
ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): Este é o foco central da parceria ABC/OIT mencionada nas imagens. Trata de garantir salários justos, segurança no ambiente de trabalho e proteção social.
ODS 10 (Redução das Desigualdades): O objetivo direto de enfrentar a disparidade de renda e de oportunidades entre países e dentro deles.
ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes): Promover sociedades pacíficas e inclusivas com acesso à justiça para todos.
A justiça social é a base de uma sociedade sustentável. Como afirma a campanha da ABC, "desenvolvimento só é real quando chega a todos". Celebrar o dia 20 de fevereiro é reafirmar o compromisso de que saúde, educação e trabalho não são privilégios de poucos, mas direitos de todos.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:
Youtube
Blog
Newsletter








Comentários