Vigilância
Observatório do Cadastro Único
O que é o Observatório do Cadastro Único?
É um painel interativo que busca promover e aprimorar a gestão da informação a partir da utilização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais e da apresentação dos resultados do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD).
Observatórioso Nacional dos Direitos Humanos
O ObservaDH foi instituído pela portaria nº 571, de 11 de setembro de 2023, e tem como objetivo difundir e analisar informações estratégicas sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, fornecendo evidências para o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de defesa, promoção, proteção, educação e cultura em direitos humanos, nos níveis de governo federal, estadual e municipal e junto à sociedade civil. A ferramenta é fruto do trabalho articulado realizado pela Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências do MDHC.
Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil
O Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil é uma instância da sociedade civil autônoma, protagonizada pela parceria entre Acontece LGBTI+, ANTRA e ABGLT. Nossa missão é a garantia do Direito à Vida da comunidade LGBTI+.
Atlas da Violência dos Municipios
O Atlas da Violência é um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, bem como reúne publicações do Ipea sobre violência e segurança pública. Foi criado em 2016 e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com a colaboração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Vigilância Socioassistencial de Roraima
CMAGI - SETRABES
A Vigilância Socioassistencial consiste no desenvolvimento de capacidades e meios técnicos para que os gestores e profissionais da Assistência Social possam conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual são responsáveis, induzindo o planejamento de ações preventivas e contribuindo para o aprimoramento das ações que visem a restauração de direitos violados e a interrupção de situações de violência. Para tal, a Vigilância deve produzir e organizar dados, indicadores, informações e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos agravos; e desta forma, fortalecendo a capacidade de Proteção Social e de Defesa de Direitos da política de assistência social. (MDS.NOB,2005)
SUAS EM NUMEROS
O chamado SUAS em Números trata de estudos sobre a proteção e desproteção na Assistência Social, adaptado para o contexto de Covid19, que visam o desenvolvimento de análises e ferramentas informacionais que favoreçam a produção de inteligência de dados sobre a cobertura de serviços e benefícios; o financiamento do SUAS e o grau de responsabilidade da União e dos estados; a prestação de serviços e benefícios não cofinanciados; a identificação de custos de serviços e benefícios por região e porte dos municípios, propiciando a análise do desfinanciamento, subfinanciamento e o indicativo de avanços necessários no pacto federativo.
PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS
1 – O que são Dados Abertos?
De acordo com a Open Knowledge Foundation, dados abertos são dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeitos, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e abertura (por exemplo, citação da fonte ou divulgação com a mesma licença).
Todos os dados públicos têm vocação para serem dados abertos. Dessa forma, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los
TAB PNADC
O que é
O TAB PNADC é uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Monitoramento da Secretaria Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania (DM/SAGI/MC) que tem como objetivo possibilitar a consulta e extração de estatísticas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de divulgação anual, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A PNAD contínua de divulgação anual traz temas como mercado de trabalho, educação, habitação, acesso à televisão e à internet, posse de telefone móvel celular e rendimentos, incluindo os do Programa Bolsa Família e os do Benefício de Prestação Continuada.
O TAB PNADC amplia as possibilidades de análise para diferentes cenários do quadro socioeconômico brasileiro e fornece maior agilidade na obtenção de indicadores sociais. É uma solução com ambiente amigável e intuitivo, tornando propícia a geração de conhecimento para políticas públicas.
MOPS
Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) é um portal de acesso livre que reúne e organiza informações sobre a disponibilidade de serviços, equipamentos públicos e programas sociais identificados em municípios, microrregiões e estados no país. É uma ferramenta eficaz para auxiliar gestores e técnicos na orientação da população de baixa renda e no atendimento das demandas por serviços públicos e acesso a direitos, utilizando-se, para isto, de uma tecnologia de georreferenciamento dos equipamentos públicos, aliada ao georreferenciamento do público do Cadastro Único para Programas Sociais.
Painel de Interiorização
Recentemente, o Ministério da Cidadania, que coordena o Subcomitê Federal para
Interiorização, em parceria com as agências ACNUR e Organização Internacional para as Migrações-
OIM desenvolveram uma ferramenta interativa que publiciza dados atualizados da interiorização. A
plataforma mostra os números da interiorização, evolução histórica, informações sobre municípios
e estados que receberam os migrantes e também informações gerais sobre o perfil desse migrante.
O Painel de Interiorização é uma ferramenta da Rede SUAS e está disponível em:
Relatório Mensal OBMigra
O Relatório Mensal OBMigra tem por objetivo disponibilizar, mensalmente, aos órgãos públicos, dados que orientarão na elaboração de políticas migratórias adequadas, bem como à sociedade civil informações básicas oriundas das principais fontes de dados de registros administrativos disponíveis no país sobre migrações e refúgio, auxiliando pesquisadores e organizações sociais para uma melhor compreensão do fenômeno.