A 4º Edição da Revista do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado de Assistência Social – Fonseas, com o tema "Experiências estaduais e agenda em defesa do Sistema Único de Assistência Social", publicada em 22 de novembro de 2022, publicou as ações e estratégicas e integradas com Agências da ONU para o Enfrentamento aos Impactos no SUAS Decorrentes da Migração.
Casas Lares
A UNICE, com o apoio da rede de proteção local, custeou a implantação de 2 Casas Lares (Pacaraima e Boa Vista), as quais foram inauguradas em dezembro de 2019. A ONG Aldeias Infantis SOS teve como responsabilidade o gerenciamento das casas. Em 2020, a unidade que funcionava em Pacaraima foitransferida para Boa Vista. No mesmo ano, a UNICEF efetivou a transferência de gestão das casas para o Governo do Estado de Roraima.
As Casas Lares são equipamentos emergenciais destinados ao acolhimento de adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade decorrente do fluxo migratório da Venezuela.
Encontro de Apoio Técnico MigraRR
Com o objetivo de debater questões migratórias e os direitos da população migrante, a SETRABES promoveu, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações - OIM, no dia 28 de abril de 2022, um encontro estadual de apoio técnico destinado ao sistema de garantia de direitos, gestores e trabalhadores do SUAS nas esfera municipal, estadual e federal, que contou com a participação e representação das Agências da ONU - OIM, UNICEF, UNFPA, ONU MULHERES, da Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS, Exército Brasileiro, além de representantes dos 15 municípios do Estado de Roraima.
Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Migrantes, Apátridas e Refugiados de Roraima
A partir da adesão do Governo de Roraima a Plataforma "MigraCidades - Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil", cuja operacionalização é uma parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contando com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e financiamento do Fundo da OIM para o Desenvolvimento, foi possível realizar um Diagnóstico das políticas públicas implementadas e quantificar aproximadamente o número de migrantes atendidos pelos serviços, programas, projetos disponibilizados à população em cada Secretaria de Estado.
Leia a matéria na integra clicando no ícone abaixo:
Comments