Para explanar sobre o tema de hoje, faremos uma analogia entre o Telescópio espacial James Webb e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Nas últimas semanas a comunidade cientifica e os apaixonados por astronomia receberam em polvorosos as primeiras imagens feitas do espaço pelo maior telescópio já lançado pela humanidade, o James Webb.
Dotado de tecnologias de última geração ele nos permite enxergar mais além do que os telescópios espaciais lançados anteriormente pela NASA, o que nos possibilitou ver mais longe e com maior definição o que está além das nuvens. Abaixo você verá uma comparação de uma foto feita pelo Telescópio espacial Hubble (lançado em 24 de abril de 1990) e outra feita pelo Telescópio espacial James Webb (lançado em 25 de dezembro de 2021), apontados para o mesmo local no espaço.
E fazendo uma analogia entre o Telescópio espacial James Webb e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, nosso “telescópio espacial” que nos permitirá enxergar mais longe e com maior nitidez foi lançado dia 01 de agosto de 2022, que é CENSO Demográfico IBGE 2022.
O CENSO Demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a cada 10 anos, então, ele deveria ter iniciado em 2020, mas foi adiado em decorrência da pandemia causada pelo Corona Vírus, e logo em seguida sofreu outro adiamento, mas neste caso por questões orçamentárias, e por conta disto iniciou este ano.
O Censo é fundamental para os governos, pois é por meio dele que são levantados os dados brutos que após o seu processamento, ganham sentido, valor e geram informações, que tornam possíveis a formulação de políticas públicas estratégicas e eficazes para a população, já que assim teremos uma leitura clara de onde estão e quantos são os que necessitam ser alcançados pelas ações, fortalecendo direitos já alcançados e criando novos direitos.
Com o objetivo de tornar o processo mais célere, o IBGE conta com um Data Center para auxiliar no processamento dos dados do Censo Demográfico 2022, assim sendo, a partir de dezembro já teremos acesso às primeiras informações com resultados preliminares referentes à população, e entra em cena a Vigilância Socioassistencial do SUAS.
Para compreender este momento, eu os convido a fazer alguns cálculos comigo. Se os resultados preliminares sobre a população serão publicados em dezembro e nós já estamos em agosto, então as gestões estaduais e municipais da Política de Assistência Social tem o prazo de 4 meses para formalizar, instituir e implementar o setor da Vigilância Socioassistencial que receberá os dados disponibilizados pelo IBGE, para criar seus projetos e programas sociais que terão mais eficiência e eficácia nos resultados obtidos.
Comments