Bom dia, gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do SUAS.
“Conhecimento é poder e faz com que você deslumbre uma realidade que a maioria não enxerga.”
Todos os dados que serão compartilhados aqui são de acesso público e estão disponíveis no portal: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/relatorios/cidadania
Nosso primeiro CARD de hoje exibe o ODS - Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 1, que faz parte do Roraima 2030.
Os cards ilustrativos que vou compartilhar com vocês sobre o perfil dos usuários do SUAS são muito importantes.
Segundo o Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais – *Cadùnico, nós temos 300.821 usuários,* estas são as pessoas que utilizam os serviços ofertados pela política de pública de assistência social, mas conforme a Constituição da República, devemos ofertar nossos serviços e benefícios socioassistenciais a quem deles necessitar, então nós deduzimos que há a possibilidade do Cadastro não enxergar todos que necessitam da Assistência Social, ou seja, não basta promover os direitos do Decálogo dos Direitos Socioassistenciais somente para os 300.821 usuários, precisamos criar estratégias para encontrar os que necessitam e não estão visíveis para o CadÚnico.
Para facilitar o entendimento eu criei um card com o Decálogo dos Direitos Socioassistenciais pois são estes que trabalhamos para promover aos 300.821 usuários do SUAS Roraima, é pra isso que o SUAS existe.
Nestes cards, a verbete usuários trata-se das pessoas cadastradas no CadÚnico.
Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.
O mínimo que se espera da promoção da política de assistência social é a erradicação da extrema pobreza.
Espero ter contribuído para a reflexão de todos. Ótima quinta-feira.
Amanhã lançaremos a segunda edição da Revista CRSUAS.
Kommentare