O "Outubro Rosa" é uma campanha criada por diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre o câncer de mama, e é conhecido mundialmente como como um dos maiores movimentos sobre saúde e vamos contar agora como ele surgiu.
O movimento surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados mobilizavam diversas instituições com objetivo de promover a saúde das mulheres com exames de mamografia, mas as ações ainda eram isoladas.
Então, o Congresso Americano aprovou a lei que fez com que o mês de outubro passasse a ser oficialmente o mês nacional dedicado à campanha e a Fundação Susan G. Komen for the Cure, criou o laço cor-de-rosa e passou a distribuir para as participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York com mulheres que venceram o câncer, assim o laço rosa passou a ser usado como símbolo da campanha.
Chegou ao Brasil em 2002, e teve como marco inicial a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo com a cor rosa, promovido por um grupo de mulheres simpatizantes da causa com apoio de uma marca de cosméticos europeia.
Hoje, o movimento cresce em todo o país como principal campanha voltada para a prevenção do câncer de mama e também conscientiza sobre outras doenças, como o câncer de colo uterino, um dos que mais afetam as mulheres.
Clique no ícone abaixo e acesse a cartilha Câncer de mama: vamos falar sobre isso? do MINISTÉRIO DA SAÚDE - Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Comments