O nosso país é um dos cinco destinos mais procurados pelos mais de cinco milhões de venezuelanos que deixaram sua terra natal em busca de melhores condições de vida, segundo informações do site da Casa Civil do Governo federal, a Operação Acolhida foi criada para garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada da Venezuela no Brasil.
Trata-se de uma grande força-tarefa humanitária que conta com o apoio de entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas, totalizando mais de 100 parceiros. A Operação oferece assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima.
Assim sendo, a Operação Acolhida promoveu a interiorização de 84.463 venezuelanos em 887 municípios brasileiros, destacando-se Curitiba: 5.458, Manaus (5.305), São Paulo (4.393) como as cidades que mais receberam cidadãos da Venezuela.
Para que a interiorização seja bem-sucedida a logística conta com o apoio de 13 Casas de Passagem nos municípios de Caxias do Sul (RS), Conde (PB), Curitiba (PR), São Paulo (SP), duas em Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS), além de três em Belo Horizonte (MG), operadas pela sociedade civil que servem como ponto de apoio até a chegada ao destino.
O Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização aprova o processo de transferência dos imigrantes que se encontram em Roraima para outros estados e é composto por membros de 13 ministérios, coordenados pelo Ministério da Cidadania e conta com o apoio das agências humanitárias da ONU e mais 100 organizações da sociedade civil.
Fonte: site do Ministério da Cidadania
Comments