O Dia dos povos indígenas, 19 de abril, foi instituido inicialmente pela Lei 5.540/1943 e alterado pelo projeto de lei (5.466/2019) da então Deputada e atual Presidente da Funai Joenia Wapichana, que propôs a nova nomenclatura "Dia dos Povos Indígenas", revogando o anterior pois classificou a nomenclatura "Dia do Índio" como preconceituosa e discriminatória, assim sendo atualmente este dia é regulado pela Lei Nº 14.402, de 8 de julho de 2022.
POR QUE O DIA 19 DE ABRIL?
Em 19 de abril 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. aconteceu no México, um encontro que reuniu autoridades de varias nações americanas, que resultou em algumas recomendações para promover ações que deriam mais atenção aos povos indígenas. Esse dia ficou conhecido como Dia do Aborígene Americano, dando origem a data comemorativa.
CONHEÇA DEZ PALAVRAS ORIGINÁRIAS DA LÍNGUA INDÍGENA.
Catupiry
O queijo cremoso criado em 1911, é originário da palavra “tupi catupiri”, que quer dizer “excelente”
Guanabara
Veio do tupi goanã-pará, que significa uma espécie de baía ou golfo abrigado.
Carioca
Veio do tupi kari’oka, que significava casa (oka) do homem branco (kari).
“Nhe-nhe-nhem”
Veio do tupi “NHEM”, que quer dizer “Falar”. Os portugueses durante o século XVI, ficavam espantados com o falatório dos índios, portanto popularizaram a expressão “Nhem Nhem Nhem”, que quer dizer, “falar” “falar” “falar”.
Mingau
Veio do tupi minga’u, que quer dizer comida que gruda.
Paraíba
Do tupi “pa’ra, rio + a'iba, que quer dizer rio não navegável.
Peteca
Veio do tupi pe’teka, que indica bater com a palma da mão.
Catapora
Veio do tupi tata’pora, palavra formada de ta’ta, fogo + ‘pora, que brota. Os dicionários registram a forma “tatapora”, porém se popularizou o termo “Catapora” tornando-se palavra oficial nos dicionários.
Pindaíba
Veio do tupi pinda’ïwa, formado de pi’nda, anzol + ‘ïwa, vara. Essa expressão, indicava que o índio possui apenas uma vara pra pescar, mostrando que ele estaria na miséria, daí o termo “estar na pindaíba” = “estar na miséria”.
Tocaia
Veio do tupi to’kaya, que quer dizer “casinha” ou “cercado”, local onde o indígena se escondia para surpreender um inimigo.
Acesse a Lei N.º 14.402/2022, o Guia de Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos no Cadastro Único e o Guia de cadastramento de famílias indígenas clicando nos ícones abaixo:
Fonte:
Komentarze