top of page
Foto do escritorCRSUAS

CADASTRO ÚNICO - PASSO A PASSO PARA IMPORTAR A BASE CAD.


O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a porta de entrada para mais de trinta programas sociais, além de ser um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda e permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.


O CADASTRAMENTO.

O processo de cadastramento das famílias inclui as seguintes etapas:


O Entrevistador tem um papel muito importante no processo de cadastramento, pois ele é o responsável pela entrevista e coleta de dados das famílias identificadas.


Após a coleta de dados feita pelo entrevistador, o digitador acessa o sistema on-line do Cadastro Único no endereço eletrônico https://www.cadastrounico.caixa.gov.br/ , faz o login e insere as informações que podem ser do tipo de inclusão ou atualização.


As informações inseridas pelo digitador ficam armazenadas em um banco de dados que está sob reponsabilidade da CAIXA (saiba mais clicando aqui).


Neste artigo, você vai aprender a importar a BASE CAD disponibilizada pela CAIXA para o aplicativo Microsoft Access e a partir daí será possível manipular as infomações para monitorar o território e potencializar o alcance das políticas públicas do seu município.


SOLICITANDO A BASE CAD.

O Gestor Municipal pode soliictar a base cad junto a equipe da Vigilância Socioassistencial do seu estado.


IMPORTANDO A BASE CAD PARA O ACCESS.

Antes de falar sobre a importação, vamos entender o que é a BASE CAD.



A Base de Dados do Casdastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal - BASE CAD, é um arquivo gerado pelo sistema da CAIXA que contém todas as informações do Formulário que foram inseridas pelos digitadores do seu município no sistema on-line do Cadastro Único e para entendê-la você vai precisar do Dicionário BASE CAD, que disponibilizamos abaixo, aproveita e ja faz o download.




O Dicionário da Base Cad vai ajudá-lo a compreender os campos (colunas), a descrição e as repostas para filtrar suas pesquisas após a importação dos dados, pos cada item da Formulário que foi preenchido pelo entrevistador vai dar a origem a um campos (coluna).


O arquivo contendo as informações da BASE CAD vai chegar ao seu município compactado, e o primeiro passo é exportá-lo.


PASSO 01

Abra o aplicativo Microsoft Acess e clique na opção [Banco de dados em branco].


PASSO 02

Com o novo Banco de dados criado, vá até a guia [Dados externos], em seguida clique em [Nova fonte de dados], no menu que escorreu clique em [Do arquivo] e [Arquivo de texto], conforme ilustra a imagem abaixo.


PASSO 03

O Micrisoft Acess apresentará o Assistente de importação de dados, clique no botão [Procurar...]

Selecione o arquivo que você exportou la no início e clique no botão [ok] dentro da tela do Assistente de importação.


PASSO 04

Neste passo vamos indicar para o Assistente de importação o formato que os dados foram gerados, se foi no delimitado ou na largura fixa, vamos apenas clicar no botão [Avançar >].


PASSO 05

Neste passo o Assistente de importação solicita que você informe o tipo de delimitador utilizado na BASE CAD, mas o Microsoft Access identifica automaticamente para facilitar o trabalho.


Não se esqueça de marcar a opção [Primeira linha contém nomes de campos], pois esta opção vai nos poupar de nomear coluna por coluna.


Seguimos clicando no botão [Avançar >].



Se você abrir o Dicionário da BASE CAD que disponibilizamos no inicio deste artigo, já pode compreender o nome dos campos (colunas) e descrição.


PASSO 06

Este é o passo mais importante do Assistente de importação, pois vai exigir bastante atenção, nele vamos indicar o tipo de dados de cada campo (coluna), apesar do Microsoft Access detecta~los automaticamente, se avançarmos agora, ao final teremos muitos erros na importação, vamos eliminar a possibilidade de erros seguindo os tres passos abaixo:


Altere o tipo de dados de todos os campos (colunas) para texto curto, e coma faz isso?

1 - Clique no nome do campo.

2 - Clique no Drop Down da opção tipo de dados.

3 - Escolha a opção texto curto.

[ ] Respita estes três passos até finalizar todos os campos.


Seguimos clicando no botão [Avançar >].



PASSO 07

Aqui, o Assistente de importação sugere a criação de uma coluna com a chave primária, que é um código unico para cada registro do banco de dados, vamos apenas clicar no botão [Avançar >].


PASSO 08 - FINAL.

Para finalizar o nosso passo a passo, vamos sugerir uma maneira de nomear as tabelas e resultados das pesquisas:


tbl_ prefixo para nomenclatura das tabelas.

qry_ prefixo para nomenclatura das pesquisas.


Assim sendo, nosso assistente de importação vai gerar uma tabela com o nome tbl_basecad e agora você tem uma tabela com todas as infromações das famílias e indvíduos cadastrados no Cadasro Único do seu município.


Em caso de dúvidas fale conosco pelo chat ou no e-mail crsuas@setrabes.rr.gov.br


Fonte:

www.caixa.gov.br


Faça parte da nossa comunidade virtual:


Instagram


Youtube


Blog


Whatsapp


Hermes Vissotto Neto

Coordenador de Regulação do SUAS SETRABES - Roraima.

825 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Yanitza Lopez
Yanitza Lopez
Jun 26, 2023

quero uma consulta para a ajuda de vras

Like
bottom of page